quinta-feira, 29 de junho de 2017

TECNO BREGA: A batida que vem do norte







       A primeira exposição curricular realizada pelos discentes do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) da Turma de 2009 ocorreu no ano de 2013, intitulada “TECNO BREGA: A batida que vem do norte”, resultado do projeto da disciplina Exposição Curricular.

Esta apresentou o fazer cultural e artístico dos sujeitos envolvidos com o Tecnobrega, ritmo musical que possui suas origens ligadas à periferia da capital paraense. A narrativa abordou desde a história do ritmo que teve início com o Brega na década de 90, até chegar as aparelhagens dos dias atuais. O tema foi escolhido devido a expansão do ritmo, sendo conhecido nacionalmente.


O tema também foi pensado com intuito de problematizar os preconceitos que se tem sobre o ritmo. Sobre isso, Jadson Silva, estudante de Museologia e um dos idealizadores do projeto juntamente com a turma de 2009 do curso de Museologia da UFPA, afirma que “O tecnobrega ainda é muito marginalizado mesmo no Estado do Pará. Constantemente, vemos pessoas que atribuem o tecnobrega ao banditismo, à marginalização, ao roubo e a uma série de outras coisas. Mesmo pessoas já esclarecidas, que frequentam a academia, que estudam autores que falam sobre o respeito, que tratam a questão patrimonial, que procuram estudar muito mais com as comunidades, mesmo essas pessoas, de certa forma, acabam não percebendo a potência que é o tecnobrega”.



O acervo foi composto por vinis, fotos, revistas, CDs e figurinos dos artistas regionais. A exposição proporcionou o público experimentar algumas roupas e ouvir determinadas músicas.

A exposição ocorreu durante o período de 13 a 29 de março de 2013, e foi montada na galeria Cesar Moraes Leite, no Vadião da UFPA.

Saiba mais: https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7295
http://www.ica.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1363%3Aexposicao-reune-vinis-fotos-revistas-cds-e-figurinos-do-tecnobrega&catid=50%3Aufpa
http://tecnofragmentos.blogspot.com.br/2012/

#ExpoAutoDaGente

Nenhum comentário:

Postar um comentário