sexta-feira, 7 de julho de 2017

Você sabia?


No dia 12 de janeiro de 2016, a capital paraense completou 400 anos. A cidade das mangueiras, ao longo dessas 4 décadas,  tem se destacado por sua arquitetura, cultura, gastronomia, economia e história diferenciada.  Em matéria publicada, o G1 listou 10 fatos e curiosidades envolvendo a cidade de Belém, todas pontuadas e mais detalhadas por nós, a seguir:

1. Fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco em 1616, a cidade de Belém nasceu sob o objetivo dos portugueses em proteger a entrada da Amazônia de holandeses, franceses, ingleses e irlandeses, tanto que a primeira construção foi o Forte do Presépio, que funcionava como base militar de vigilância.
Atualmente, Belém é conhecida como a “cidade das mangueiras” pela quantidade de mangueiras em vias públicas, e/ou “cidade morena”, devido a chamada miscigenação entre portugueses, indígenas e negros. Além disso, possui pouco espaço para expansão, haja vista que é cercada por nossas águas.

2. Ponto marcante da cidade, o mercado do Ver-o-peso foi fundado a 388 anos e até hoje está em pleno funcionamento. Segundo o DIEESE, entre os produtos mais vendidos estão o açaí, com cerca de 30 toneladas produzidas por ano; Produtos hortifrúti, com aproximadamente 30 toneladas por mês; e o pescado, com média de 15 toneladas por dia.
O espaço já foi eleito uma das 7 maravilhas do Brasil, e atualmente é a maior feira livre da América Latina e uma das principais atrações turísticas do estado do Pará, devido a pluralidade de cheiros (e também odores), sabores, cores, indivíduos e sua arquitetura europeia. Também possui como particularidade o seu abastecimento, uma vez que seus produtos são transportados diretamente dos interiores, via baía do Guajará.

3. O Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e começo do século XX, trouxe Belém para o cenário comercial nacional e internacional. Nesse momento, foram erguidas construções luxuosas na capital paraense, como o Palácio Lauro Sodré, o Palácio Antônio Lemos, o Theatro da Paz e o Cinema Olympia (O mais antigo ainda em funcionamento no país), que fizeram nossa capital ser considerada uma das mais prósperas do mundo, devido a sua localização litorânea e presença de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições. Porém, como triste marco da história, aumentou também o comércio e trabalho escravo, principalmente de negros trazidos diretamente do continente africano.

4. O arquiteto italiano Antônio José Landi, professor de arquitetura em Bolonha radicado em Belém, foi responsável pela maioria das grandes construções e interferências na cidade, como a igreja da Sé, a igreja do Carmo e o Palácio Antônio Lemos.

5. Belém é composta por 39 ilhas que, somadas, representam 65% do território de Belém. Nestes locais a principal atividade econômica é a coleta do açaí.   
Atualmente o Açaí é o segundo produto mais consumido no estado do Pará, e possui para alguns indivíduos, uma oportunidade ímpar de garantir o seu sustento e sobrevivência diária, por mais que em alguns casos, os retornos financeiros sejam consideravelmente ínfimos.

6. O açaí consumido em Belém possui um diferencial para o que é vendido no resto do Brasil: Aqui, o vinho da fruta é apreciado pelos paraenses em sua forma pura, com ou sem açúcar, acompanhado por alimentos distintos como a farinha, o peixe frito, o camarão ou a carne seca.

7. Belém foi palco de uma das maiores e mais autenticas revoluções populares do país: a Cabanagem. Liderados por Antônio Vinagre, os revolucionários chegaram a tomar conta da cidade em 7 janeiro de 1835, quando o presidente da província Lobo de Souza foi assassinado na frente do palácio dos governadores.
Como causas da revolta, foram apontadas a extrema miséria do povo paraense abandonado pelas políticas públicas e a irrelevância política do estado posteriormente ao momento da independência do Brasil.
Os principais atores foram os pobres, ribeirinhos, negros escravizados ou não, mestiços, índios e alguns fazendeiros da elite, que se sentiam excluídos das decisões políticas.

8. O papa João Paulo II visitou Belém em 1980, onde realizou uma missa a céu aberto. No local foi erguido um monumento em sua homenagem, e a rua foi batizada com seu nome.

9. Em todo segundo domingo de outubro é celebrada em Belém a procissão do Círio de Nazaré, uma festa católica que reúne mais de 2 milhões de pessoas em um trajeto de 3,6 km pelas ruas da capital paraense.
A celebração de devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior festa cristã do país e maior procissão católica do mundo, sendo realizada desde 1793.

10. Belém foi a sede da primeira igreja da Assembléia de Deus no Brasil, após a chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1910. A cidade se tornou o berço pentecostal evangélico e hoje possui o evangelismo como sua segunda religião mais praticada.

Fontes utilizadas:

http://g1.globo.com/pa/para/belem-400-anos/noticia/2016/01/belem-completa-400-anos-veja-fatos-e-curiosidades-da-capital-paraense.html

http://cclbdobrasil.blogspot.com.br/2010/09/e-assim-nasceu-belem-do-para.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário